Design sem nome (5)

Intolerante a lactose? Eu, não! Será?

Muitas vezes ouço dizerem que agora virou moda ser intolerante a lactose ou que antes não era assim. Bem, nem é moda e antes se fazia menos diagnósticos por conta do acesso limitado aos recursos das ciências nutricionais. Hoje, por outro lado, há uma difusão maior de informações e com isso mais pessoas procuram consultórios especializados para avaliações e consequentemente descobrir se são ou não intolerantes.

Muitos pacientes, sem queixas específicas, acabam descobrindo que são intolerantes num simples exame. E você, é intolerante? Para os que responderem não, eu insisto em perguntar: tem certeza?

No dia a dia de consultório é comum recebermos pacientes que buscam emagrecimento saudável, ganho de peso ou melhora de performance que relatam não ter qualquer desconforto com a ingestão de leite e derivados. Alguns até apresentam queixas claras de problemas gastrointestinais aparentemente não relacionados a intolerância a lactose como constipação intestinal e azia. Mas não relacionam a lactose. Um caso bem interessante, atendido por mim, foi o da paciente T, 18 anos, com baixo peso para idade e altura, vindo de consulta anterior com gastroenterologista e otorrinolaringologista, com diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e edema de cordas vocais, mas sem nenhuma queixa de intolerância ao leite e derivados. Ao solicitar os exames de rotina do protocolo da Nutrocenter, dentre eles teste de tolerância a lactose e pesquisa INDICAN, tivemos a confirmação que a paciente é completamente intolerante a lactose e tinha DISBIOSE intestinal. Após introdução de plano alimentar livre de lactose, a paciente teve rápida melhora dos sintomas de DRGE, remissão do edema de cordas vocais e apresentou satisfatório ganho de peso.

Ao questionar se você tem certeza de não ser intolerante a lactose me baseio na experiência de 15 anos atuando em nutrologia, na Nutrocenter, e encontrando cada vez mais pacientes sem queixas e que após teste descobrem intolerância a lactose e logo melhoram de vários sintomas, até então não relacionados. Estimo hoje que aproximadamente 40% dos pacientes em consulta inicial que não apresentam queixas, após teste, apresentam resultado positivo para intolerância a lactose.

Então, vá além dos sintomas clássicos de intolerância a lactose como diarreia, náuseas, flatulência, dor abdominal, estufamento e comece a questionar se aquela azia após o café não é por causa do leite ou mesmo a constipação intestinal, que muitas pessoas acreditam ser normal, se não é intolerância a lactose. Um dos possíveis desdobramentos da intolerância a lactose mais relacionados a constipação intestinal é a DISBIOSE intestinal. Mas isso é assunto para um próximo texto.

Não fique na dúvida. Venha para a Nutrocenter e faça um check-up nutrológico e comece um tratamento que vai mudar sua vida.

Dr. Fernando Aragão

Médico membro da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN

Tags: No tags

Comments are closed.