Criada pelo Dr. Robert Atkins, a dieta cetogênica se baseia na restrição severa de carboidratos e maior liberdade de consumo de proteínas e gorduras. Porém, muitos pensam que o consumo de gorduras e embutidos é livre. Isso não é verdade. O que se busca com essa dieta é reduzir a ingestão de carboidratos a 10-15% das calorias totais de uma dieta base ou 20 gramas/dia de carboidratos livres. Com esse objetivo aumenta-se as proporções de proteínas a 30-35% e gorduras de 50 a 55% da dieta diária.
Porém, é preciso saber que a dieta cetogênica tem começo, meio e fim pois deve ser feita, como preconizado na Abordagem Nutricional Atkins, em 4 fases, com objetivos distintos e acompanhamento médico constante para se evitar os possíveis problemas. Daí imaginar que a dieta cetogênica libera totalmente o consumo de gordura não é completamente verdadeiro sobretudo porque o controle mais rígido se faz nos chamados carboidratos ruins como açucares, refinados, bebidas açucaradas, biscoitos, pães e outros. Então o consumo de proteínas e gordura, de alimentos saudáveis, naturalmente aumentará para que o corpo obtenha energia a partir das gorduras num processo chamado cetogenia.
É uma estratégia de emagrecimento que, se bem indicada, trás bons resultados sobretudo em pacientes com risco de diabetes. Porém, é preciso excluir grupos de risco como pacientes com doenças hepáticas, renais, histórico de AVC ou doenças cardiovasculares. Os problemas mais comuns são dislipidemias, hipoglicemias, constipação intestinal.
Venha para a Nutrocenter e saiba mais sobre essa abordagem nutricional. Temos histórico de pacientes com perdas de peso de até 10 kg em 15 dias, sem intercorrências, que mantem ótimo estado de saúde e que, ao incluir atividades físicas, experimentam grande melhora em sua disposição e capacidade física. Temos uma equipe composta por médico e nutricionista para lhe oferecer o melhor tratamento. Venha fazer sua avaliação.