Essa é uma das queixas mais frequentes em consultório. Mas, o que de fato causa dificuldades de emagrecimento?
Não mudar hábitos alimentares
Pacientes que enfrentam dificuldades de emagrecimento geralmente bulam os planos alimentares comendo mais calorias que o necessário, pulando refeições e comendo frequentemente alimentos industrializados altamente calóricos. Para emagrecer e permanecer magro é necessário buscar a reeducação alimentar e isso demanda tempo e persistência.
Sedentarismo
A falta de prática regular de exercícios torna o metabolismo mais lento, o gasto energético diminui e isso dificulta a queima de calorias e perda de peso. É necessário praticar exercícios diariamente, alternando exercícios aeróbicos com treinamento de força como musculação para acelerar o metabolismo.
Estresse e ansiedade
O estresse físico e emocional assim como a ansiedade levam ao aumento da produção de cortisol, que é um hormônio produzido para ajudar o corpo a responder a situações estressoras. Mas, níveis altos do cortisol podem levar ao acúmulo de gordura e lentidão do metabolismo. É necessário buscar ajuda de um psicólogo e praticar atividades que distraiam a mente para enfrentar essa dificuldade.
Desequilíbrios hormonais
Muitas vezes se associa sobrepeso e obesidade a alterações hormonais. Mas, menos de 1% dos casos estão ligados a alterações desse tipo. As mais frequentes são as alterações nos hormônios tireoidianos, como hipotireoidismo e a resistência a insulina, condição que cada vez ganha mais importância como dificultadora do processo de emagrecimento.
Efeito platô
Seu corpo reage a estímulos e naturalmente, após iniciar mudanças na ingestão alimentar e prática de exercícios, ele tentará se proteger das perdas reduzindo o metabolismo e ai, mesmo seguindo tudo certinho, a perda de peso pode ser pequena ou nenhuma durante um tempo. Mas a persistência leva a superação dessa fase.
Envelhecimento
“ah, doutor, meu metabolismo é lento devido à idade e eu não consigo emagrecer”. Naturalmente o processo de envelhecimento reduz o metabolismo, mas o grande vilão dessa redução do metabolismo é o sedentarismo. A prática regular de exercícios ajuda a conservar a massa muscular e enfrentar o envelhecimento com saúde e sem ganho de peso. Para isso é necessário se exercitar e ter hábitos alimentares saudáveis.
Estilo de vida saudável
Emagrecer, permanecer magro, ter disposição e bem-estar é consequência da adoção de um estilo de vida saudável que engloba os cuidados com a dieta, hidratação, sono, ingestão de bebidas alcoólicas, combate ao estresse e, claro, prática regular de exercícios. Por isso, não existe medicamento mágico ou protocolo da moda que leve ao emagrecimento sem a decisão de mudar estilo de vida.
Se você quer emagrecer de modo saudável, venha para a Nutrocenter, faça sua avaliação e se surpreenda com os resultados!